Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 144

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 145

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 146

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 147

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 148
Jornal de Picos :: Notícias de Picos e macrorregião
Página Inicial

Siga-nos:

15.8.2022

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Estadual

Corpo de Bombeiros utilizará aplicativo para combater incêndio durante seca no Piauí

Redação 

13/06/2022

Com o fim do período chuvoso, vem agora a época mais seca do ano, em que são comuns as altas temperaturas e a baixa umidade do ar. Esses são fatores que influenciam na escassez hídrica e no aumento dos focos de incêndios no Estado. Para tratar estratégias para enfrentamento aos efeitos desses fatores e prevenir as queimadas, a governadora Regina Sousa reuniu, nesta sexta-feira (10), os gestores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar), Secretaria de Governo, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Agespisa.

No encontro foi discutido o Plano Estadual Integrado das Operações de Combate a Incêndios. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, cel. José Rêgo, os órgãos envolvidos estão prontos para atuarem no segundo semestre deste ano, época em que o número de ocorrência é maior. “Estamos com as equipes prontas e equipamentos para atuarmos logo que se inicie o período de estiagem para combater os princípios de incêndio que venham a surgir”, comenta o comandante.

O coronel lembra que a corporação está presente nos principais municípios do Estado, como Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri e São Raimundo Nonato. Ele adianta que as cidades de Oeiras e Valença em breve vão receber unidades dos Bombeiros. José Rêgo antecipa ainda que Uruçuí, Corrente e Bom Jesus também serão contemplados com equipes da corporação.

O secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto Nunes, chamou atenção para a atuação do Estado que se dá de forma planejada e integrada para permitir a mobilização de forma urgente em caso de ocorrências. “Nós apresentamos o detalhamento do plano e listamos os equipamentos complementares necessários à implementação desse. São instrumentos como carros com capacidade para transporte de água, caminhões tanques; material de uso nos extintores; abafadores e o apoio de uma aeronave”, comentou o gestor.

Aplicativo auxiliará bombeiros

José Augusto informou ainda que o Estado vai adotar o aplicativo desenvolvido pela Defesa Civil nacional que informa os focos de incêndio. “Esperamos estar ainda este mês utilizando essa ferramenta que vai nos ajudar a mobilizar equipes de forma rápida e evitar a propagação dos incêndios e queimadas”, assinalou Nunes.

A governadora Regina Sousa adiantou que o Estado vai comprar alguns equipamentos que serão utilizados nesse trabalho, mas que a principal frente de atuação do plano será a prevenção. A gestora lembra que a ação será em parceria com os municípios, principalmente com a formação de brigadas de incêndios em todos as cidades para que essas possam agir antes que o fogo se alastre, principalmente em regiões de serras.

“Temos que atuar na preparação das pessoas. Sabemos os locais que têm mais incêndio e em que esses ocorrem repetidas vezes no mesmo ano. Então, é um trabalho conjunto. Já começamos com a formação das brigadas em parceria com as prefeituras, com informações e técnicas repassadas pelo Corpo de Bombeiros. Os municípios têm que fazer a prevenção”, exclamou a gestora.

Participaram do encontro, o secretário de Governo, Antônio Neto; o secretário da Semar, Daniel Marçal; o comandante da Polícia Militar, cel. Scheiwann Lopes; e o presidente da Agespisa, Leonardo Sousa.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com 

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

15-08-2022 :: Piauí tem aumento de focos e sobe para a 6ª posição no ranking de queimadas no Brasil

13-08-2022 :: Agropecuária é o setor com maior queda da taxa de ocupação no Piauí, aponta IBGE

12-08-2022 :: Sete municípios do Piauí registram as menores umidades relativas do ar do país

12-08-2022 :: No Piauí, mais de 360 detentos deixam prisões em saída temporária do dia dos pais

11-08-2022 :: Piauí já tem 11 cidades em situação de emergência devido à estiagem

11-08-2022 :: Piauí já registra aumento de mais de 700% nos casos de dengue, diz Sesapi

09-08-2022 :: HUT pode suspender cirurgias por falta de medicamentos básicos

08-08-2022 :: Sesapi investiga 15 casos suspeitos de varíola dos macacos no Piauí; veja cidades

05-08-2022 :: Bebê de três meses morre vítima de Covid-19 no Piauí

05-08-2022 :: Família do paciente com varíola dos macacos é monitorada no Piauí

04-08-2022 :: Piauí confirma primeiro caso da varíola dos macacos; paciente tem 46 anos

04-08-2022 :: Decreto cria laboratório de estudos da violência contra a mulher no Piauí

03-08-2022 :: Piauí investiga seis casos suspeitos de varíola dos macacos e Sesapi faz alerta

03-08-2022 :: TRT fará concurso com salário de R$ 12 mil; inscrições se encerram na sexta-feira

02-08-2022 :: Paciente de 31 anos é internado no Piauí com suspeita de varíola dos macacos

[ Todas desta coluna ]

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.