Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 144

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 145

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 146

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 147

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 148
Jornal de Picos :: Notícias de Picos e macrorregião
Página Inicial

Siga-nos:

25.6.2022

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Estadual

Lei garante presença de intérprete de Libras em partos para gestantes surdas no Piauí

Redação 

06/05/2022

Como o projeto onera o governo, já que o estado terá que bancar financeiramente os profissionais de Libras, os deputados irão apreciar, e caso seja aprovado, terá que passar pela sansão da governadora Regina Sousa (PT). 
Pelo projeto, os interpretes de Libras irão trabalhar em maternidades, hospitais e estabelecimentos similares da rede pública e privada do Piauí. 

Para a professora de Libras Kelly Lemos, a iniciativa é relevante para o bem-estar desse público. 
“Acho muito importante haver um intérprete de Libras para acompanhar a surda durante o parto, pois os médicos e os profissionais da saúde, em geral, não sabem a Libras. Imagina se não tivesse intérprete, o médico iria falar como? Seria complicado”, avalia Kelly Lemos, que é surda. 

A deputada Lucy Soares justifica que é necessário abordar a importância do acolhimento dessa parcela da população. "Trata-se da criação de vínculos por meio de uma escuta qualificada e aliada a uma prática de comunicação acessível em Libras dos profissionais da saúde junto à mulher surda, promovendo uma assistência à saúde humanizada", diz. 

A norma estadual, que foi sancionada no segundo semestre do ano passado, informa que os profissionais mencionados deverão garantir a comunicação entre a gestante e os profissionais de saúde. Ainda de acordo com o dispositivo, os tradutores e intérpretes de Libras serão livremente escolhidos e contratados pelas instituições de saúde mencionadas no texto legal.

Para a técnica de Enfermagem Yara Sousa, também é importante que os profissionais da área de saúde se capacitem no aprendizado do idioma. “Essa capacitação tem grande relevância em qualquer âmbito de atendimento, pois a falta desse conhecimento implica falha na comunicação, põe em risco a assistência prestada, prejudica a relação e a confiança no diagnóstico e no tratamento, além de gerar desconforto tanto para o paciente surdo, quanto para o profissional”, expõe. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Para a profissional da saúde, a comunicação em Libras confere mais qualidade ao atendimento dos pacientes surdos. “O paciente não se sente seguro em procurar o serviço de saúde, pois na maioria das vezes é incompreendido e isso gera insegurança para começar um diálogo. Então estreitar os vínculos com deficientes auditivos por meio da comunicação em Libras é prestar uma assistência de qualidade, igualdade, holística, humanizada e inclusiva”, defende Yara Sousa que atua em um hospital de rede pública municipal.

A presença do intérprete a que se refere a lei estadual não se confunde com o acompanhante de que trata a Lei Nº 11.108/2005. Assim, as parturientes permanecem com o direito à presença de um acompanhante durante o trabalho de parto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

24-06-2022 :: No Piauí, menina estuprada aos 10 vira mãe, abandona escola e recusa terapia

23-06-2022 :: Piauí confirma mais 331 casos e três mortes por Covid no estado

22-06-2022 :: Piauí registra mais 751 casos de covid-19 e um óbito

22-06-2022 :: Piauí é o estado do Nordeste com mais municípios sem cobertura de rede 4G

21-06-2022 :: Regina Sousa defende teto do ICMS só a partir de 2023 e diz que estados vão judicializar medida

20-06-2022 :: Procon vai interditar postos de combustíveis reincidentes em práticas abusivas

18-06-2022 :: Com novo reajuste, preço médio da gasolina ficará em R$ 8,29 no Piauí

17-06-2022 :: Sesapi confirma 9 casos de covid e nenhum óbito nesta quinta

17-06-2022 :: Regina Sousa veta proposta que facilitaria porte de armas a atiradores desportivos no Piauí

15-06-2022 :: Gasolina cairá no máximo R$ 1 no Piauí após teto do ICMS, diz matemático

15-06-2022 :: Índice de testes positivos para Covid volta a crescer no Piauí, aponta Fiocruz

14-06-2022 :: COE determina volta do uso obrigatório de máscara em locais fechados no Piauí

13-06-2022 :: COE discute a subnotificação de casos de covid e possível volta do uso de máscara

13-06-2022 :: Piauí está há cinco dias sem registro de morte por Covid, revela Sesapi

13-06-2022 :: Corpo de Bombeiros utilizará aplicativo para combater incêndio durante seca no Piauí

[ Todas desta coluna ]

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.