Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 144

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 145

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 146

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 147

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 148
Jornal de Picos :: Notícias de Picos e macrorregião
Página Inicial

Siga-nos:

20.5.2022

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Estadual

Lei determina merenda diferenciada para alunos diabéticos e com intolerância a glúten

Redação 

11/12/2021

O governador Wellington Dias (PT) sancionou a lei 7648/2021, que prevê merenda escolar diferenciada na rede pública estadual de ensino para alunos com diabetes tipos 1 e 2. A lei vale ainda para estudantes com doença celíaca, causada por intolerância ao glúten.

De acordo com a lei, as escolas da rede pública estadual deverão fornecer a merenda diferenciada. Para isso, a família deve apresentar na unidade de ensino atestado de médico e nutricionista constando o diagnóstico da doença. No caso, caberá a Secretaria de Estado de Educação, através de profissionais especializados, elaborar o cardápio a ser servido a esses alunos.

A lei é de autoria do deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT). Segundo ele, a obesidade no Brasil vem crescendo nos últimos anos e, parte disso, provocada pela adoção de hábitos alimentares que estimulam o consumo de gorduras saturadas, farináceos, açúcar, bebidas e alimentos industrializados em larga escala. 

“Esse é um dos principais fatores considerados para o crescimento do diabetes tipo 2, por exemplo. Por isso, apresentamos, lá atrás, essa lei, após vermos a realidade de várias famílias que possuem essa necessidade especial de alimentação”, pontua o parlamentar.

Da mesma forma, os riscos com uma alimentação inadequada também vêm para os celíacos, ou seja, para aqueles que possuem intolerância ao glúten. A ingestão de alimentação errada pode acarretar em diversos problemas, inclusive levar ao óbito. O parlamentar lembrou que para muitas crianças a merenda escolar é uma das principais refeições do dia. “Por isso, é dever do Estado disponibilizar uma alimentação diferenciada, de acordo com as condições de saúde dos estudantes. Ficamos felizes do governador ter sido sensível ao projeto que apresentamos e tenha sancionado porque é um ganho para centenas de crianças”, ressaltou o deputado.

A presidente da Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIPI), Jeane Melo, também comemorou a sanção da lei. De acordo com ela, a nova legislação garante a prevenção do agravamento de condições que realmente precisam ser percebidas em suas especificidades. 

“Não incluir um cardápio adaptado para o aluno que convive com patologias tão difíceis de serem conduzidas é tirar dele a condição de seguir com o mínimo de qualidade de vida. A inclusão há muito tempo precisa deixar de ser só um discurso bonito para fazer parte do cotidiano de um público que só cresce. Diabetes também é pandemia. A lei aprovada precisa ser vista como um benefício para a todos já que, uma vez que o aluno é protegido, vai poder viver melhor e deixar de onerar o poder público com intervenções sérias que podem provocar risco de vida. A alimentação adaptada é uma questão de humanidade e de saúde pública”, avaliou. 

O Governo do Estado tem agora 90 dias para regulamentar a lei.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

20-05-2022 :: Vereador Chaguinha apresenta requerimento solicitando audiência pública para tratar sobre a causa animal em Picos

20-05-2022 :: Decreto determina volta às aulas no dia 23 e autoriza corte do ponto de grevistas

19-05-2022 :: Piauí volta a registrar óbito por covid-19, diz Sesapi

18-05-2022 :: Piauí registra um caso e três óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas

18-05-2022 :: 'Ainda estamos em um momento de surto', alerta superintendente da Sesapi sobre dengue

17-05-2022 :: Secretários municipais debatem ações para descentralização da saúde no Piauí

17-05-2022 :: Piauí segue com falta de reagentes para testagem da dengue, alerta secretário de Saúde

17-05-2022 :: Piauí lidera ranking nacional de cadastros da Tarifa Social de Energia Elétrica

14-05-2022 :: Ministério reduz vacinas BCG ao Piauí e Sesapi pede uso racional aos municípios

14-05-2022 :: Piauí registra apenas 1 caso de covid-19 nesta sexta-feira

13-05-2022 :: No Piauí, 37 municípios não atingem 60% de vacinação e seguem sem liberar máscara

09-05-2022 :: Piauí já soma 6.338 casos prováveis de dengue em 2022, diz Ministério da Saúde

09-05-2022 :: Quase 103 mil pessoas já receberam a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 no Piauí

07-05-2022 :: Piauí está há 7 dias sem registrar óbito por Covid, afirma Sesapi

06-05-2022 :: Lei garante presença de intérprete de Libras em partos para gestantes surdas no Piauí

[ Todas desta coluna ]

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.