Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 144

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 145

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 146

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 147

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 148
Jornal de Picos :: Notícias de Picos e macrorregião
Página Inicial

Siga-nos:

19.1.2022

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Estadual

Promotor dá 48 horas para municípios registrarem vacinas aplicadas

Redação 

26/11/2021

O Ministério Público do Piauí (MPPI) expediu recomendações aos municípios de Esperantina, Morro do Chapéu do Piauí e Joaquim Pires sobre a adoção de providências para aplicação efetiva da vacina contra a Covid-19 nos públicos-alvo dessas regiões. Entre os os pontos cobrados está o registro das doses de vacina já aplicadas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações – SIPNI, o que deve ser feito em até 48 horas. 

O documento é assinado pelo promotor de Justiça Adriano Fontenele, da 2ª Promotoria de Justiça de Esperantina.

O promotor orienta que cada um dos municípios citados adote, imediatamente, todas as providências administrativas necessárias para que as doses distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) sejam aplicadas, efetivamente, na população alvo.

A aplicação deve seguir a ordem de prioridade definida no Plano Nacional de Imunização Contra a Covid-19, no Plano Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Covid-19 no Piauí, e resoluções expedidas pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB/SUS).

Os municípios foram orientados ainda a adotarem todas as providências necessárias para o registro diário e nominal/individualizado de todas as doses aplicadas no Novo SIPNI – online, da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19.

Esperantina, Morro do Chapéu do Piauí e Joaquim Pires devem, também, realizar, no prazo máximo de 48 horas, a inserção no SI-PNI dos registros feitos de maneira offline, no e-SUS AB ou em formulário, nos locais de vacinação em que não há conectividade com a internet.

Os municípios são instruídos a fazer o levantamento do número de pessoas que foram imunizadas com a primeira dose de vacina contra Covid-19, que necessitam de uma segunda dose, e não retornaram; realizando, inclusive, o cruzamento de dados com outras Secretarias Municipais de Saúde, para verificar se a imunização já ocorreu em outro município. Após isso, é recomendada a realização de busca ativa.

Para tanto, os municípios podem fazer uso de meios eletrônicos e digitais disponíveis, como o envio de e-mail, SMS e divulgação nas mídias, sobre a necessidade do retorno desses usuários para a segunda dose.

Por último, as autoridades são orientadas a reservar quantitativo necessário de doses para a imunização das pessoas dos grupos prioritários, aptas ao recebimento da segunda dose, que, ainda, não compareceram para a imunização, inclusive, da busca ativa, adotando em relação a essas, prioritariamente, o acesso mediante livre demanda em unidades de saúde previamente estabelecidas.

Os municípios devem encaminhar também uma resposta ao Ministério Público, no prazo de 10 dias, a partir do recebimento das recomendações, sobre o acatamento das orientações, ou encaminhar a fundamentação jurídica que justifique o não cumprimento.

O que dizem os municípios 

O portal Cidadeverde.com entrou em contato com os prefeitos e secretários municipais de Saúde dos três municípios.

Em Esperantina, o secretário de Saúde Felipe Sampaio, informou que até o momento não tomou conhecimento das recomendações do MPPI. Já em Morro do Chapéu, o secretário de Saúde, Mario Oliveira, informou que está ciente das recomendações e obedecendo as orientações do Ministério Público.

Sobre Joaquim Pires, a reportagem não conseguiu contatar nenhum representante.

 

Rebeca Lima (Com informações do MPPI) 
redacao@cidadeverde.com

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

15-01-2022 :: Recém-nascido morre vítima de Covid-19 no Piauí, segundo Sesapi

15-01-2022 :: Piauí tem alta no número de casos e óbitos por covid-19, diz Sesapi

15-01-2022 :: Chegam ao Piauí as 20 mil doses de vacina da Pfizer para iniciar imunização de crianças

14-01-2022 :: Centro de monitoramento faz alerta de risco de inundações e enxurradas no Piauí

14-01-2022 :: Piauí atinge menor número de leitos de UTI Covid desde o início da pandemia

12-01-2022 :: Governo assina protocolo para o plantio de 1 milhão de árvores no Piauí

12-01-2022 :: Rafael Fonteles diz que Comsefaz pode rever congelamento de ICMS dos combustíveis

12-01-2022 :: COE autoriza 100% das aulas presenciais e pede aumento de leitos para síndromes gripais

11-01-2022 :: Sobe para 468 o número de famílias desabrigadas em Teresina após chuvas

10-01-2022 :: Piauí ainda não registrou casos de 'flurona', garante Florentino Neto

10-01-2022 :: Governador faz alerta sobre casos de covid-19 e gripe H3N2

10-01-2022 :: Inmet mantém alertas de perigo para chuvas intensas em municípios do Piauí

10-01-2022 :: Piauí não registra mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

08-01-2022 :: Piauí recebe 121 mil doses de vacinas da Pfizer para reforço

07-01-2022 :: Lote de vacinas infantis da Pfizer chega ao Brasil dia 13, diz Ministério da Saúde

[ Todas desta coluna ]

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.