Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 144

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 145

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 146

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 147

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 148
Jornal de Picos :: Notícias de Picos e macrorregião
Página Inicial

Siga-nos:

19.1.2022

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Estadual

MPT resgata trabalhadores em condição de escravidão dentro de fazenda no Piauí

Redação 

23/11/2021

O Grupo Móvel de Combate ao Trabalho Escravo  do Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) resgatou, neste fim de semana, quatro trabalhadores que estavam em situação análoga à de escravidão, no município de Itaueira, no Sul do Piauí. 

A ação aconteceu durante as fiscalizações em uma fazenda na região. Segundo o MPT, os trabalhadores estavam atuando no corte de eucalipto há aproximadamente três meses, em condições degradantes.

De acordo com a procuradora do Trabalho Maria Elena Rêgo, que participou da operação, durante as fiscalizações foram encontrados trabalhadores alojados em uma borracharia, em situação totalmente contrária ao disposto na legislação que regulamenta as condições de higiene e conforto dos trabalhadores. 

“Além dessas irregularidades, alguns trabalhadores estavam sem equipamentos de proteção individual e sem registro na carteira de trabalho caracterizando condições degradantes de trabalho”, comentou.  

Tanto a fazenda quanto o empregador direto, uma empresa terceirizada, assinaram Termo de Ajuste de Conduta em que se comprometiam, entre outras coisas, regularizar a situação trabalhista e arcar com os pagamentos de verbas rescisórias e danos morais individuais. 

Além disso, o empregador se comprometeu a fazer o pagamento dos salários dos trabalhadores mensalmente até o quinto dia útil do mês e ainda honrar com o décimo terceiro salário.
O descumprimento do TAC implicará no pagamento de multas. A multa ora pactuada não é substitutiva das obrigações não pecuniárias. Eventuais valores obtidos através das multas serão revertidos em benefício da comunidade local.

A ação envolveu ainda fiscalizações nos municípios de Floriano, Santa Cruz e Nazaré do Piauí. Além de representantes do Ministério Público do Trabalho, a ação contou com os demais órgãos que integram o Grupo Móvel de Combate ao Trabalho Escravo que é composto por representantes da Defensoria Pública, Procuradoria da República, Polícia Ambiental e ainda auditores fiscais do Trabalho.

Condição degradante

O flagrante de trabalhadores em situação degradante tem sido constante no Piauí neste mês de novembro. Na última semana adolescentes foram resgatadas em condição de escravidão em uma casa de farinha no município de Marcolândia. 

Já no início do mês  adolescentes de 15 e 17 anos foram flagradas trabalhando em condições precárias durante inspeções na cadeia produtiva da carnaúba. As irregularidades foram constatadas nos municípios de Jerumenha, Floriano, Itaueira e Nazaré do Piauí.  


Izabella Pimentel
Com informações do MPT
redacao@cidadeverde.com

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

15-01-2022 :: Recém-nascido morre vítima de Covid-19 no Piauí, segundo Sesapi

15-01-2022 :: Piauí tem alta no número de casos e óbitos por covid-19, diz Sesapi

15-01-2022 :: Chegam ao Piauí as 20 mil doses de vacina da Pfizer para iniciar imunização de crianças

14-01-2022 :: Centro de monitoramento faz alerta de risco de inundações e enxurradas no Piauí

14-01-2022 :: Piauí atinge menor número de leitos de UTI Covid desde o início da pandemia

12-01-2022 :: Governo assina protocolo para o plantio de 1 milhão de árvores no Piauí

12-01-2022 :: Rafael Fonteles diz que Comsefaz pode rever congelamento de ICMS dos combustíveis

12-01-2022 :: COE autoriza 100% das aulas presenciais e pede aumento de leitos para síndromes gripais

11-01-2022 :: Sobe para 468 o número de famílias desabrigadas em Teresina após chuvas

10-01-2022 :: Piauí ainda não registrou casos de 'flurona', garante Florentino Neto

10-01-2022 :: Governador faz alerta sobre casos de covid-19 e gripe H3N2

10-01-2022 :: Inmet mantém alertas de perigo para chuvas intensas em municípios do Piauí

10-01-2022 :: Piauí não registra mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

08-01-2022 :: Piauí recebe 121 mil doses de vacinas da Pfizer para reforço

07-01-2022 :: Lote de vacinas infantis da Pfizer chega ao Brasil dia 13, diz Ministério da Saúde

[ Todas desta coluna ]

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.