27.5.2022
"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "
—
De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h
[ Veja mais ]
Você está lendo a coluna: Social
Redação
04/05/2022
A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, realizou na manhã desta quarta, 04 de maio, uma palestra de orientação acerca da violência sexual contra crianças e adolescentes. O evento reuniu pais e responsáveis, onde os mesmos puderam tirar dúvidas sobre as mais diferentes formas de abuso sexual contra esse público. A roda de conversa aconteceu no CRAS do Morada Nova.
Comunidade participa – Foto – Roberto Oliveira
Segundo a Secretária de Assistência Social, Wiânica Alencar, a intenção é esclarecer pais e responsáveis sobre a temática da exploração sexual contra criança e adolescente. De acordo com a gestora, os poderes instituídos não podem se omitir em prestar informações necessárias junto às famílias sobre as diferentes maneiras de combate ao abuso sexual contra a criança e adolescente.
Secretária de Assistência Social, Wiânica Alencar – Foto – Roberto Oliveira
“Sabemos que é uma problemática relevante e nós não podemos cruzar os braços, nos calar. Temos que realmente levar informação à população com o objetivo de prevenir, conscientizar os pais na intenção de diminuir os índices de abuso sexual contra esse público. Afinal, nós, pais, somos cuidadores, responsáveis por essas crianças e adolescentes. A melhor forma é prevenir para que esses casos diminuam”, acredita a gestora.
Pais e responsáveis puderam tirar dúvidas – Foto – Roberto Oliveira
Durante o evento, a psicóloga Graça Moura proferiu palestra para os participantes. Segundo a especialista, a violência sexual contra a criança e adolescente é uma espécie de “chaga” histórica na sociedade brasileira e que precisa ser combatida na sua essência, onde a prevenção é a palavra-chave.
Psicóloga Graça Moura – Foto – Roberto Oliveira
“Esse problema é uma chaga na sociedade. Um problema muito difícil de ser lidado. Nossas crianças, nossos adolescentes, historicamente, foram abusados. Continuam sendo abusados. Nossa conversa é sobre isso, sobre a responsabilidade de cada adulto de prevenir, porque nossas crianças merecem”, pontua
Dia 18 de maio
O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.
Comunidade participa – Foto – Roberto Oliveira
Além da conscientização, uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia, que pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH), que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.
Iniciativa vida orientar país e responsáveis – Foto – Roberto Oliveira
O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 1988, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e morta.
Veja mais imagens:
Fonte: CCOM PMP
.:: Comentar — Corrigir — Enviar por e-mail — Imprimir ::.
Não há comentários para a matéria no momento.
04-05-2022 :: Semtas realiza roda de conversa com pais e responsáveis sobre abuso sexual contra criança e adolescente
02-05-2022 :: APAPI realiza feira de adoção de animais em Picos
28-04-2022 :: APAPI promoverá evento de adoção de animais em Picos
12-04-2022 :: Em Picos, campanha quer arrecadar 150 cestas básicas para doar a famílias carentes na Páscoa deste ano
18-03-2022 :: Secretaria de Assistência Social convoca população para atualização do Cadastro Único
11-03-2022 :: CAPS II promove evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher e apoio aos usuários com transtornos mentais
08-03-2022 :: Prefeitura de Picos realiza I Fórum Comunitário do Selo Unicef
25-02-2022 :: Casais paroquianos realizam carnaval solidário no Hemocentro de Picos para incentivar doação de sangue
17-02-2022 :: Em Picos, APAPI promove projeto social de castração de animais
14-02-2022 :: Profissionais dos CRAS, Parque de Exposição e Morada Nova, são contemplados com computadores
26-01-2022 :: Em Picos, APAPI pede ajuda para continuar comprando ração para os animais
24-01-2022 :: Projeto Assistencial do Sertão “Amigos Itinerante” promove mutirão da saúde em Paquetá do Piauí
12-01-2022 :: Grupo promove campanha para arrecadar doações em Picos
11-01-2022 :: APAPI realiza evento de adoção de animais em Picos
07-01-2022 :: APAPI realizará evento de adoção de animais neste sábado (08), em Picos
© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.