Logo

Currículo do Novo Ensino Médio é apresentado e discutido na APL

ascom 09 de agosto 

10/08/2020

“O currículo do Novo Ensino Médio e o Ensino de Literatura” foi o tema da palestra proferida na última sessão virtual da Academia Piauiense de Letras (APL) pela professora Elenice Maria Nery.

Ela é coordenadora da Etapa da Equipe Pro BNCC (Base Nacional Comum Curricular) no Piauí. A sessão foi realizada no sábado passado (8 de agosto), sob a presidência do acadêmico Zózimo Tavares.

Em sua palestra, a professora esclareceu que a BNCC não é currículo, mas base para construção. Informou também que o currículo do Piauí está em construção pela Rede Estadual de Educação e será referência para as demais.

A professora Elenice Nery esclareceu que a (re)construção curricular vivencia três etapas: escrita, consulta pública e aprovação pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

A expectativa e a cobrança da Academia Piauiense de Letras, conforme ressaltou o seu presidente, é que, com a adoção no novo currículo escolar, seja cumprida a Constituição do Piauí (Art. 226), no que se refere à obrigatoriedade do ensino de Literatura Piauiense nas escolas públicas e privadas.

Elenice Nery é professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino, lotada na Secretaria de Educação. Tem mestrado em Letras (Estudos Literários/UFPI).

Atualmente está responsável pela (re) eleboração do currículo para o Novo Ensino Médio, atuando como coordenadora de Etapa da Equipe ProBNCC no Piauí.

Presenças

Participaram da sessão de sábado os acadêmicos Dilson Lages, Elmar Carvalho, Felipe Mendes, Fides Angélica, Fonseca Neto, Francisco Miguel de Moura, Itamar Costa, Jônathas Nunes, Moisés Reis, Nildomar da Silveira Soares, Oton Lustosa, Paulo Nunes, Plínio Macedo e Socorro Rios Magalhães.

 


© 2009 Jornal de Picos — Todos os direitos reservados. E-mail: jornaldepicos@jornaldepicos.com.br