Logo

JOSSELMO NERES

Academia de Letras de Picos dá posse a imortal

Bancário e escritor Josselmo Batista Neres assumiu a cadeira número um em solenidade bem prestigiada

Por José Maria Barros  

19/05/2018

Foto: José Maria Barros

clique para ver a foto em tamanho real

Novo imortal presta juramento.

Em solenidade realizada na noite deste sábado, 19, a Academia de Letras da Região de Picos (Alerp) deu posse a um novo imortal. O escritor e bancária Josselmo Batista Neres assumiu a cadeira número um, que tem como patrono o ex-prefeito Severo Maria Eulálio e era ocupada anteriormente pela professora Rosa de Lima Araújo Luz, falecida no dia 9 de novembro do ano passado aos 70 anos.

 

CONFIRA AS IMAGENS!!!

           

A sessão solene de posse do novo acadêmico foi realizada no auditório “Desembargador Edvaldo Pereira de Moura”, da Alerp, e reuniu um número expressivo de convidados. Dentre os presentes o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Kléber Eulálio, filho do patrono da cadeira ora ocupada por Josselmo Neres, além de acadêmicos, familiares e amigos de Josselmo Neres.

 

O presidente da Alerp, poeta Vilebaldo Rocha, conduziu a solenidade e deu boas vindas ao novo acadêmico. O ex-presidente da Alerp, vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha, foi quem fez a saudação a Josselmo Neres, destacando a trajetória do mesmo como escritor e pessoa ligada as artes.

 

Em seu discurso, Josselmo ressaltou a trajetória do patrono da cadeira número um da Alerp, ex-prefeito de Picos, Severo Maria Eulálio, e da primeira ocupante, professora Rosa Luz. Ele agradeceu aos acadêmicos pela escolha do seu nome e garantiu que vai honrar o posto que ora ocupa.

           

Ele garantiu que seu compromisso é de ser ativo, atuante e sempre estar atento à cultura de Picos e região, participando das atividades da academia. Para Josselmo Neres, trata-se de uma realização de um sonho e a concretização do reconhecimento do seu trabalho.

 

“Recebo com imensa alegria e responsabilidade essa missão de suceder a titular da cadeira número um da Alerp, Rosa Luz e, chego à academia para somar com os demais acadêmicos e dá o meu melhor em prol da cultura de Picos e região” – garantiu.

 

Eleição

 

Josselmo Neres foi eleito em pleito realizado no dia 6 de abril de 2018 com a participação de cinco candidatos. No total, 21 acadêmicos votaram e desses, Josselmo obteve onze votos, sendo o vencedor da disputa. O professor José Antônio da Luz (Dedé) conquistou nove votos e Maria do Desterro Santos Rocha apenas um. João Carlos Martins Bezerra e Maria Dionésia Santos Silva não obtiveram nenhum voto.

 

Perfil

 

O neoacadêmico é natural de São Miguel do Fidalgo e reside faz mais de 15 anos na cidade de Picos. É autor de três livros: Secreta Razão (Poemas), lançado em dezembro de 2017, Liberdade Clandestina (Crônicas), de 2015; e A Arte Transmite a Mensagem, poemas, de 2012.

 


© 2009 Jornal de Picos — Todos os direitos reservados. E-mail: jornaldepicos@jornaldepicos.com.br