Página Inicial

Siga-nos:

26.3.2019

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Política

REUNIÃO

Câmara de Picos começa discutir novo projeto da Cosip

A reunião entre vereadores ocorreu na manhã desta segunda-feira, 26, na Sala da Presidência da Câmara

JP on line  

26/02/2018

Foto: Jornal de Picos

clique para ver a foto em tamanho real

Vereadores debatem novo projeto que dispõe sobre taxa de iluminação.

Uma semana após receber o texto do Executivo, a Câmara Municipal de Picos deu início na manhã desta segunda-feira, 26, a discussão sobre o novo projeto que dispõe sobre o custeio dos serviços de iluminação pública (Cosip).

           

O novo texto altera partes da lei aprovada pela Câmara Municipal de Picos no dia 9 de novembro do ano passado, que permitiu um aumento de cerca de 100% no valor da taxa de iluminação pública. O reajuste provocou uma forte reação dos consumidores, obrigando o prefeito Padre José Walmir de Lima (PT) a recuar e elaborar um novo projeto.

           

A primeira reunião para tratar sobre o assunto foi realizada na manhã desta segunda-feira, 26, no Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Picos e contou com a participação de onze dos quinze vereadores com assento na casa.

           

Segundo o vice-presidente da Câmara, José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PP), em alguns pontos, mesmo não havendo consenso entre os vereadores, já ficou decidido o que será votado em plenário. Um deles foi à retirada do Conselho Fiscal do Fundo Municipal de Iluminação Pública de Picos (Fumip), dos membros representantes da Diocese, das Igrejas Evangélicas e do Grupo LGBT. Nesse caso, apenas Wellington Dantas (PT) foi contra, os demais presentes se manifestaram favorável.

           

Desta forma, o conselho do Fumip será composto por representantes da Prefeitura Municipal de Picos, Câmara de Vereadores, OAB, Associacão Comercial e Industrial da Grande Região, Consumidores, da Famcc, Maçonaria e do Ministério Público Estadual. O mandato é de dois anos e cada membro titular terá um suplente.

 

Mudanças

           

O líder da bancada de oposição, Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PRP), disse que em alguns pontos do projeto não houve consenso entre os vereadores e defende mudanças, principalmente a redução no valor da contribuição, que, segundo ele, ainda está muito alto.

 

De acordo com o projeto enviado pelo Executivo à Câmara, a redução no valor da contribuição que vem sendo cobrada e foi alvo de vários protestos dos consumidores, foi de apenas 25%. A diminuição foi considerada irrelevante devido ao aumento de 100% na taxa de iluminação após aprovação de emenda ao projeto original, durante duas sessões no dia 9 de novembro do ano passado.

           

Outro ponto polêmico do projeto é a questão da cobrança da contribuição para os imóveis não edificados (terrenos) ou que ainda não disponham de legação de energia elétrica. E também a parte que trata da isenção para os consumidores rurais estabelecidos pela Concessionária, no caso a Eletrobrás Distribuição Piauí.

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

26-03-2019 :: Lucy Soares critica reforma e diz que governador deve explicação à sociedade

22-03-2019 :: Advogado de Temer afirma que delator não entregou provas

18-03-2019 :: Covenção estadual do MDB define Marcelo Castro como presidente

15-03-2019 :: Acordo entre Rodrigo Maia e Bolsonaro pretere pacote anticrime

14-03-2019 :: Toffoli diz que vai acionar Corregedoria do MPF contra procurador da Lava Jato

12-03-2019 :: Dep Severo será vice-presidente do MDB

12-03-2019 :: PSD filia 15 prefeitos durante encontro

12-03-2019 :: Deputados do MDB acertam convite a Dr. Pessoa

23-02-2019 :: Oposição ao prefeito discute projeto alternativo

18-02-2019 :: Antônio Moura assume mandato na Câmara

15-02-2019 :: Carlos Luís pede licença pela terceir vez da Câmara de Picos

13-02-2019 :: Deputada Dra. Marina assina ficha de filiação ao Solidariedade

11-02-2019 :: Nerinho reafirma que deixa PTB se Paes Landim continuar na presidência

10-02-2019 :: Wellington Dias avisa que convocação de suplentes vai demorar

09-02-2019 :: Bancada do Piauí cobra distribuição de cargos no governo Bolsonaro

[ Todas desta coluna ]

marquês frios - marquês frios Prefeitura Municipal de Picos - Prefeitura Municipal de Picos - Site Oficial edilson madereira - edilson madereira lamep - lamep Colégio Machado de Assis  - Machado de Assis edilson constutora  - edilson constutora Clínica Picoense  - Clínicas picoensw breno - breno

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.