Página Inicial

Siga-nos:

16.7.2018

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Locais

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Picoenses exigem suspensão do aumento da taxa de iluminação

Audiência pública ocorreu ontem a noite e consumidores exigiram suspensão da lei que autorizou aumento

JP on line  

06/01/2018

Foto: Jornal de Picos

clique para ver a foto em tamanho real

Audiência pública discute aumento na taxa de iluminação.

Insatisfeitos com uma lei que permitiu o aumento em mais de 100% na taxa de iluminação pública, dezenas de consumidores lotaram o plenário da Câmara de Picos na noite de ontem, 5, para exigir do prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), a suspensão imediata do projeto.

 

VEJA AS IMAGENS!!!

 

A manifestação dos consumidores aconteceu durante audiência pública na Câmara Municipal de Picos, realizada com o objetivo de discutir a emenda que alterou a lei que instituiu a contribuição para custeio da iluminação pública (Cosip). O projeto foi aprovado por unanimidade e em duas votações no último dia 9 de novembro.

 

Audiência pública

 

Realizada na noite de ontem, 5, a audiência pública para tratar sobre o assunto contou com a presença de treze dos quinze vereadores com assento na casa. Ausentes apenas o líder do governo, Evandro Lima de Morais, o Evandro Paturi (PT) e Carlos Luís Nunes de Barros (PSDB).

 

Além dos vereadores, também participaram do debate o presidente da OAB Subsecção de Picos, Franck Bezerra; representantes da Eletrobrás e dos consumidores e o coordenador municipal do Fumip, Rômulo Rocha.

 

Conduzida pelo presidente da Câmara, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), a audiência pública teve momentos de tensão e de protestos dos consumidores, que exigiam a imediata suspensão do projeto de lei que permitiu o aumento na taxa de iluminação pública.

 

Solução

 

Depois de argumentar que a cobrança era legal e que o projeto fora aprovado ainda em 2011 na gestão do então prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP), o coordenador do Fumip, Rômulo Rocha, admitiu que o atual gestor, Padre José Walmir de Lima (PT), poderia suspender os efeitos da lei e enviar um novo projeto à Câmara.

 

“Já conversei com o prefeito Padre Walmir e nós vamos elaborar um novo projeto que atenda as demandas de ampliação da iluminação pública, mas que não onere tanto o bolso do consumidor” – anunciou Rômulo Costa. Ele também informou que o gestor já garantiu que vai suspender os efeitos da emenda aprovada no dia 9 de novembro até que uma nova lei seja votada.

 

O presidente da OAB subsecção de Picos, Franck Bezerra, alertou que para o aumento não vir nos talões referentes ao mês de janeiro, é necessário que na próxima segunda-feira, 8, o prefeito suspenda os efeitos da lei aprovada pela Câmara Municipal em 9 de novembro de 2017.

 

O presidente da Câmara de Picos, Hugo Victor (PMDB), informou que foi surpreendido com os efeitos da lei, por isso, desde o início buscou o diálogo com o prefeito na tentativa de solucionar o problema. “Também recebemos representantes da sociedade civil organizada e culminamos com essa audiência pública de hoje com o objetivo de encontrar uma saída justa” – destacou.

 

Hugo Victor informou que está sendo criada uma comissão composta por dois vereadores da situação e dois da oposição, representantes da OAB, da Prefeitura e do Fumip, para que seja elaborado um novo projeto de lei que seja menos oneroso para a população. Ele garante que na primeira sessão do ano, logo após o recesso, essa matéria deverá ser votada.

 

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

11-07-2018 :: Comunidade do Canto da Várzea celebra 79 anos de devoção à Padroeira

06-07-2018 :: Prefeito de Picos se diz surpreso com negativa do coronel Viana

06-07-2018 :: Picos ganha seu primeiro Shopping Popular

05-07-2018 :: Procurador dá ultimato para retirada dos trailers

02-07-2018 :: Prefeitura de Picos embarga trailers das praças

30-06-2018 :: Comunidade picoense receberá palestras sobre combate a incêndios

29-06-2018 :: Centro de Especialidades Odontológicas será aberto próxima quinta

27-06-2018 :: Mutirão de Cirurgias atende mais de 130 pessoas em Picos

26-06-2018 :: Comerciante receberá título de cidadão picoense

14-06-2018 :: Secretaria de Saúde celebra 100 dias de gestão de Marília Bezerra

11-06-2018 :: Prefeitura de Picos estipula dia 2 de julho como último prazo para retirada de trailers das praças

07-06-2018 :: Piauí Shopping Center é inaugurado em Picos

06-06-2018 :: População contesta vereadores e garante que calçamento continua parado

04-06-2018 :: Promotora pede ao delegado Jonatas Brasil que atenda requisições do MP

31-05-2018 :: Fiéis católicos celebram Corpus Christi em Picos

[ Todas desta coluna ]

Prefeitura Municipal de Picos - Prefeitura Municipal de Picos - Site Oficial edilson constutora  - edilson constutora Colégio Machado de Assis  - Machado de Assis dr.bezerrinha - dr.bezerrinha Clínica Picoense  - Clínicas picoensw edilson madereira - edilson madereira marquês frios - marquês frios aaaa chaguinha - aaaa chaguinha Governo do PI - Governo do Piaui

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.