Página Inicial

Siga-nos:

18.10.2019

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Política

Crise

Manoel Vieira renuncia à Educação e reassume seu mandato na Câmara

Com a volta de Manoel Vieira foi obrigado a deixar a Câmara Municipal de Picos o primeiro suplente do PMDB, Filomeno Portela

Jornal de Picos  

23/10/2009

Jornal de Picos

clique para ver a foto em tamanho real

Manoel Vieira acusado de quedra de decoro parlamentar

Acusado pelas denúncias do colega de partido Hugo Victor Saunders Martins, que o acusa de receber como secretário e vereador, ferindo o artigo 38, inciso 2º da Constituição Federal, o secretário municipal da educação, ex-sindicalista Manoel Vieira de Barros Lima, renunciou ao cargo na última quarta-feira, 21 de outubro, e reassumiu o mandato na Câmara Municipal de Picos.
 
Com a volta de Manoel Vieira foi obrigado a deixar a Câmara Municipal de Picos o primeiro suplente do PMDB, Filomeno Portela Richard Neto, que estava exercendo o mandato desde o início de março, quando o titular assumiu o cargo de secretário da Educação e gestor do Fundeb.
 
A exoneração de Manoel Vieira da secretaria da Educação já era esperada nos meios políticos desde que ele foi acusado pelo colega Hugo Victor de falta de decoro parlamentar, além de se negar a enviar para a Câmara as folhas de pagamento da pasta referentes aos anos de 2005 a 2008, criando uma crise no Palácio Coelho Rodrigues – sede do governo municipal.
 
A portaria demitindo Manoel Vieira foi assinada pelo prefeito Gil Paraibano na última terça-feira, 20 de outubro, e já no dia seguinte o presidente da Câmara Municipal de Picos, vereador Francisco Gonçalves Filho, o Chico de Chicá (PMDB), recebeu ofício dando conta do retorno de Vieira para a casa legislativa.
 
De acordo com a portaria nº 938/2009, de 20 de outubro de 2009, o prefeito Gil Marques de Medeiros resolveu exonerar, a pedido, Manoel Vieira de Barros Lima do cargo de secretário municipal da Educação e gestor do Fundeb. Em lugar de Vieira assumiu sua filha Emanuela Vieira de Lima, que já havia exercido o cargo no início deste ano.
 
CRISE
 
Ao se afastar da Câmara Municipal de Picos no dia 3 de março deste ano, data em que assumiu o cargo de secretário municipal da Educação e gestor do Fundeb, Manoel Vieira de Barros Lima comunicou ao presidente da Câmara, Chico de Chicá, que optava pela remuneração do mandato de vereador, conforme o § 5 do art. 74 da Lei Orgânica do Município.
 
No entanto, na sessão do último dia 9 de outubro, o vereador Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), usou a tribuna para denunciar que Manoel Vieira estava recebendo o salário de secretário municipal da Educação e mais 2 mil reais da Câmara em uma folha em separado, além de manter duas pessoas no gabinete do suplente de vereador, Filomeno Portela Richard Neto, que estava no exercício do mandato.
 
Em aparte, o presidente da Câmara, Chico de Chicá, disse que Manoel Vieira não estava mais recebendo os 2 mil reais mensais em função da crise financeira enfrentada pelo legislativo picoense, mas confirmou que o mesmo havia recebido normalmente até o mês de setembro.
 
As denúncias provocaram uma grave crise na base aliada do governo Gil Paraibano e terminaram com a exoneração de Manoel Vieira da pasta da Educação e seu retorno à Câmara, onde pretende se defender das acusações.
 
Para tentar contornar a crise, a coordenadora política do Palácio Coelho Rodrigues, Tazmânia Gomes de Medeiros Oliveira, a Belê, foi até o gabinete do vereador Hugo Victor Saunders Martins na manhã da última quarta-feira, 21 de outubro, onde se reuniu com ele e outros parlamentares da bancada de sustentação ao prefeito Gil Paraibano.
 
 
 

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

08-10-2019 :: Após decisão do TSE, novos vereadores de Valença tomam posse nesta terça

07-10-2019 :: Sete prefeitos se filiam no PSD na presença de Kassab

02-10-2019 :: Promotor pede que Câmara declare a perda do mandato de vereador que faltou diversas sessões

18-09-2019 :: Projeto de Margarete Coelho cria incentivos para trabalho de presos

06-09-2019 :: Empresário Zomim Lima confirma pré-candidatura a Prefeito de Picos

03-09-2019 :: Governador se reúne com líder e pede acordo na base aliada

26-08-2019 :: Reforma eleitoral “as pressas” pode mudar eleições municipais de 2020

22-08-2019 :: Ex-governadores do Piauí deixarão de receber pensão vitalícia

07-08-2019 :: PSL vai aguardar um pouco mais para empossar o novo presidente

30-07-2019 :: Zomim se reúne com deputados Fábio Abreu e Carlos Augusto e solicita recursos para cidade de Picos

26-07-2019 :: Elmano rebate críticas de petistas:

24-07-2019 :: PSB diz que aliança depende de chapa proporcional

18-07-2019 :: Maia espera apoio para aprovar ‘PEC paralela’ da reforma da Previdência

08-07-2019 :: Aprovação e reprovação de Bolsonaro se igualam em 33%, aponta Datafolha

05-07-2019 :: TSE vai comprar 180 mil urnas eletrônicas para eleições de 2020

[ Todas desta coluna ]

marques frios - marques frios dario - dario uniaselvi - uniaselvi disnomed - disnomed Gutenberg - gutenberg otica kika - otica kika procords - procordis lamep - lamep Alencauto - alencauto

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.