Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 14 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 144

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 14 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 145

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 14 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 146

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 14 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 147

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 14 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 148
Jornal de Picos :: Notícias de Picos e macrorregião
Página Inicial

Siga-nos:

27.5.2020

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Política

Crise

Manoel Vieira renuncia à Educação e reassume seu mandato na Câmara

Com a volta de Manoel Vieira foi obrigado a deixar a Câmara Municipal de Picos o primeiro suplente do PMDB, Filomeno Portela

Jornal de Picos  

23/10/2009

Jornal de Picos

clique para ver a foto em tamanho real

Manoel Vieira acusado de quedra de decoro parlamentar

Acusado pelas denúncias do colega de partido Hugo Victor Saunders Martins, que o acusa de receber como secretário e vereador, ferindo o artigo 38, inciso 2º da Constituição Federal, o secretário municipal da educação, ex-sindicalista Manoel Vieira de Barros Lima, renunciou ao cargo na última quarta-feira, 21 de outubro, e reassumiu o mandato na Câmara Municipal de Picos.
 
Com a volta de Manoel Vieira foi obrigado a deixar a Câmara Municipal de Picos o primeiro suplente do PMDB, Filomeno Portela Richard Neto, que estava exercendo o mandato desde o início de março, quando o titular assumiu o cargo de secretário da Educação e gestor do Fundeb.
 
A exoneração de Manoel Vieira da secretaria da Educação já era esperada nos meios políticos desde que ele foi acusado pelo colega Hugo Victor de falta de decoro parlamentar, além de se negar a enviar para a Câmara as folhas de pagamento da pasta referentes aos anos de 2005 a 2008, criando uma crise no Palácio Coelho Rodrigues – sede do governo municipal.
 
A portaria demitindo Manoel Vieira foi assinada pelo prefeito Gil Paraibano na última terça-feira, 20 de outubro, e já no dia seguinte o presidente da Câmara Municipal de Picos, vereador Francisco Gonçalves Filho, o Chico de Chicá (PMDB), recebeu ofício dando conta do retorno de Vieira para a casa legislativa.
 
De acordo com a portaria nº 938/2009, de 20 de outubro de 2009, o prefeito Gil Marques de Medeiros resolveu exonerar, a pedido, Manoel Vieira de Barros Lima do cargo de secretário municipal da Educação e gestor do Fundeb. Em lugar de Vieira assumiu sua filha Emanuela Vieira de Lima, que já havia exercido o cargo no início deste ano.
 
CRISE
 
Ao se afastar da Câmara Municipal de Picos no dia 3 de março deste ano, data em que assumiu o cargo de secretário municipal da Educação e gestor do Fundeb, Manoel Vieira de Barros Lima comunicou ao presidente da Câmara, Chico de Chicá, que optava pela remuneração do mandato de vereador, conforme o § 5 do art. 74 da Lei Orgânica do Município.
 
No entanto, na sessão do último dia 9 de outubro, o vereador Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), usou a tribuna para denunciar que Manoel Vieira estava recebendo o salário de secretário municipal da Educação e mais 2 mil reais da Câmara em uma folha em separado, além de manter duas pessoas no gabinete do suplente de vereador, Filomeno Portela Richard Neto, que estava no exercício do mandato.
 
Em aparte, o presidente da Câmara, Chico de Chicá, disse que Manoel Vieira não estava mais recebendo os 2 mil reais mensais em função da crise financeira enfrentada pelo legislativo picoense, mas confirmou que o mesmo havia recebido normalmente até o mês de setembro.
 
As denúncias provocaram uma grave crise na base aliada do governo Gil Paraibano e terminaram com a exoneração de Manoel Vieira da pasta da Educação e seu retorno à Câmara, onde pretende se defender das acusações.
 
Para tentar contornar a crise, a coordenadora política do Palácio Coelho Rodrigues, Tazmânia Gomes de Medeiros Oliveira, a Belê, foi até o gabinete do vereador Hugo Victor Saunders Martins na manhã da última quarta-feira, 21 de outubro, onde se reuniu com ele e outros parlamentares da bancada de sustentação ao prefeito Gil Paraibano.
 
 
 

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

25-05-2020 :: “Tentam deturpar minha fala para desestabilizar a nação”, diz Weintraub

07-05-2020 :: Vereador Chaguinha solicita abertura do açougue Municipal todos os dias

06-05-2020 :: Celso de Mello determina que vídeo de reunião citada por Moro seja entregue em 72 horas

07-04-2020 :: PTB de Picos define por candidatura de Gil Paraibano

16-03-2020 :: Governo decreta emergência e suspende eventos por 15 dias devido o coronavírus

15-03-2020 :: PTB oficializa pré-candidatura de Ubiratan Segundo em Wall Ferraz

10-03-2020 :: Moro telefona a autoridades paraguaias para acompanhar caso de Ronaldinho

09-03-2020 :: Sem dar detalhes, Bolsonaro diz que passará por nova cirurgia

06-03-2020 :: Começa prazo para vereador mudar de partido antes das eleições

04-03-2020 :: Tony Borges é pré-candidato a prefeito

03-03-2020 :: Margarete Coelho pede a suspeição do presidente do TRE-PI

28-02-2020 :: Pré-candidatos a prefeito de Picos avaliam pesquisa Amostragem

26-02-2020 :: Prazo para eleitor regularizar título termina em maio

22-02-2020 :: Ciro Nogueira será o único piauiense em comissão reforma Tributária

21-02-2020 :: Em live, Bolsonaro critica atitude de Cid Gomes em protesto com PMs

[ Todas desta coluna ]

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.