Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 144

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 145

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 146

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 147

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 148
Jornal de Picos :: Notícias de Picos e macrorregião
Página Inicial

Siga-nos:

19.4.2021

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Política

Em mensagem, Wellington Dias critica governo federal e fala em retomada econômica

Cidade Verde 

01/02/2021

Atualizada às 12h05 

O governador Wellington Dias (PT) iniciou a leitura da mensagem anual à Assembleia Legislativa por volta das 11h30. No discurso, ele agradeceu aos parlamentares pelo apoio com o poder executivo ao longo do ano de 2020, principalmente durante a crise relacionada à Covid-19, e destacou a importância da parceria no ano de 2021.

"Saudar a todos os membros que terão essa missão na condução dos trabalhos, nos grandes desafios que teremos ainda no ano de 2021", destacou. 

Dias também avaliou os impactos da pandemia nos estados brasileiros e criticou as deficiências de articulação do governo federal para possibilitar o combate eficaz à Covid-19. 

"Tivemos de suportar a falta de organização nesse período, que deixou estados desassistidos em várias ocasiões. Para superar as dificuldades, os governadores se uniram. Por meio do Fórum dos Governadores, apresentamos propostas para enfrentar de forma coesa e organizada os efeitos da crise e estratégias para retomada da economia, como é o caso do Pró- Piauí", ressaltou o governador durante a leitura da mensagem anual. 

O chefe do executivo estadual também lamentou as mais de 3 mil mortes de piauienses já registradas até o momento, durante a pandemia da covid-19, e destacou que ações de prevenção e combate à doença ainda precisam ser realizadas. 

"Evitar o  colapso no sistema de saúde e poder estar num processo de reorganização só foi possível pela união de esforços entre o poder público, o setor privado e a sociedade. Não podemos relaxar, nem esquecer as mortes pelo coronavírus. Precisamos seguir lutando para superarmos a crise econômica, social e, esssencialmente, humana, em decorrência da pandemia", disse. 

Vacinas

Wellington Dias, que coordena a temática de vacinação no Fórum dos Governadores do Brasil, também avaliou as primeiras semanas do processo de imunização no país. Segundo ele, a tendência é que novas doses cheguem ao país nos próximos dois meses e reforcem a campanha no Piauí e nos demais estados. 

"Agora, já a partir dessa semana, com a chegada de mais vacinas, estamos iniciando no critério de idoso e comorbidades.  a expectativa é em fevereiro  receber 11,2 milhões de vacinas em todo o Brasil e seguir com o volume crescente em março e abril, para que possamos alcançar 25% de nossa população e com isso atender o chamado grupo de risco", destacou.

Retomada econômica

Durante a leitura da mensagem anual, o governador também destacou e pediu apoio dos parlamentares para ações de retomada da atividade econômica. Entre os destaques, está o Pró-Piauí, que, segundo ele, deve ampliar as ações nos setores de infraestrutura, educação e social. 

"Nesse relatório que apresentamos colocamos as informações para essa casa e também a disposição da população", disse. 

 

Foto: Roberta Aline

Na mensagem que vai ler na Assembleia Legislativa, daqui a pouco, o governador Wellington Dias (PT) vai focar na superação dos desafios em ano de pandemia, apoio a população vulnerável e aproveitará para fazer um apelo para que o piauiense siga os protocolos de segurança para frear a transmissão da Covid-19 no estado. No discurso, Wellington Dias garante que 2021 será o ano da retomada da esperança. 

Pela primeira vez, o governador Wellington Dias (PT), vai ler a mensagem anual do executivo, na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, de forma virtual para evitar aglomerações.

De sua residência, por videoconferência, o governador fará um balanço das atividades em 2020 e as prioridades para 2021. 

Wellington Dias encaminhou para os deputados um livro com prestação de contas de 92 páginas com mensagem de superação.

O governador pedirá apoio da Casa para manter as ações para evitar aglomerações e reduzir os casos da Covid-19. 

A mensagem trata dos desafios enfrentados pelo Piauí em 2020, num ano marcado pela pandemia. 

“O governo do Piauí cumpriu e vem cumprindo seu papel, assumindo a linha de frente. Decisões duras, mas fundamentais, foram tomadas. Por todas as regiões, a ação do governo se fez notar. Ainda estamos em guerra contra o vírus que tem desafiado a ciência, os gestores e os cidadãos de todo o mundo. O isolamento social foi a primeira medida para conter a disseminação do vírus. Com responsabilidade e coragem, os piauienses pararam para se resguardar e se proteger”, diz um trecho da mensagem.

Para garantir que nenhum piauiense ficasse sem assistência, o governo do Piauí garante que ampliou o número de leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19. Os leitos de UTI passaram de 148 para 326. 

“Elevamos em 173% a quantidade de leitos de estabilização: de 26 para 71, e isso possibilitou a recuperação de 139.938 pessoas”, disse o governador.

Finalizando a mensagem, Wellington Dias comemora a esperança com a chegada da vacina, que já começou a ser aplicada na população. 

“2020 foi o ano em que enfrentamos o maior desafio de nossa história. E conseguimos chegar até aqui, de pé. Vamos fazer de 2021 o ano da retomada da esperança. O ano da retomada do crescimento e do desenvolvimento. 2021 será o ano para mostrarmos como o Piauí é grande. Grande para o Brasil, grande em nossos corações”.

Às 11h

A abertura do ano legislativo, com a tradicional leitura da mensagem anual do governador, acontece hoje (1), às 11 h.

O protocolo de revista da tropa, que é o desfile cívico com participação da Polícia Militar, que ocorre na avenida Marechal Castelo Branco é realizado apenas na instalação da legislatura, que ocorre de quatro em quatro anos, pós eleições gerais. Esta é a solenidade que, no Piauí, acontece às 9 h na avenida Marechal Castelo Branco. A próxima instalação de Legislatura no Congresso Nacional e nas assembleias dos estados será em 2023, pós eleições de 2022.


Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

14-04-2021 :: Progressistas oficializa pré-candidatura de Ciro Nogueira ao governo dia 26

24-03-2021 :: Juíza põe ex-prefeitos Padre Walmir e Kleber Eulálio no banco dos réus

17-03-2021 :: Câmara Municipal de Picos informa que não haverá expediente nos dias 18 e 19 de março; confira 

16-03-2021 :: Vereador Chaguinha se reúne com Desembargador para tratar sobre regularização dos imóveis urbanos de Picos

12-03-2021 :: Câmara Municipal de Picos aprova 18 requerimentos na sessão desta quinta-feira (11)

09-03-2021 :: Vereadores de Picos são convocados para Sessão Extraordinária; confira

06-03-2021 :: Se fosse hoje, MDB estaria com a gente, aposta Ciro Nogueira

05-03-2021 :: Ministério da Saúde autoriza 25 leitos de UTIs para o Piauí, diz senador Ciro Nogueira

05-03-2021 :: Projeto de lei para criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais é aprovado pela Câmara de Picos

05-03-2021 :: Vereador Afonsinho fala sobre possível afastamento da Câmara Municipal de Picos

27-02-2021 :: Deputados decidem restringir circulação e voltar ao home office

26-02-2021 :: Seis projetos de lei são aprovados pelos vereadores de Picos

26-02-2021 :: Chaguinha e Aldo Gil visitam postos de saúde de Picos

24-02-2021 :: Após novo decreto, senador Ciro Nogueira volta a criticar o governo de Wellington Dias

19-02-2021 :: Definidos líderes de bancada da Câmara de Picos

[ Todas desta coluna ]

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.