Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 144

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 145

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 146

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 147

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 148
Jornal de Picos :: Notícias de Picos e macrorregião
Página Inicial

Siga-nos:

19.1.2022

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Artigos

Prêmio CNJ Qualidade 2020: a fotografia do Poder Judiciário do Piauí

Redação 

01/12/2020

Por Andreya Lorena 

Advogada e professora

Atualmente Conselheira Federal da OAB

Na última semana, especificamente dia 27 de novembro de 2020, foi publicado o resultado do Prêmio CNJ de QUALIDADE 2020.

O objetivo do Prêmio promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, além de premiar boas práticas e bom desempenho dos Tribunais Judiciários do país, é avaliar o desempenho dos Tribunais Judiciários e diagnosticar problemas a serem superados na prestação de serviços judiciais e no acesso à justiça.

São incluídos nessa avaliação, os Tribunais de Justiça (Justiça Estadual) dos 27 estados da federação, os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, os 05 Tribunais Regionais Federais do país e os 27 Tribunais Regionais Eleitorais.

No Piauí, apenas o Tribunal Regional do Trabalho obteve posição positiva de destaque, ficando na 5ª posição de melhor qualidade na prestação dos serviços jurisdicionais dentre os 24 Tribunais Regionais do Trabalho.

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ/PI) ficou em último lugar no ranking, dentre todos os 27 Tribunais de Justiça do país, foi o pior avaliado pelo CNJ na qualidade da prestação de serviço.O TRE do Piauí também não foi bem avaliado, ficou na 22ª posição dentre os 27 avaliados, ficando a frente apenas dos Tribunais Regionais Eleitorais do Amazonas, do Amapá, de Rondônia, do Maranhão e de Roraima.

Nessa análise de Qualidade CNJ/2020 foram examinados como critérios 04 (quatro) eixos: Governança, Produtividade, Dados e tecnologia e transparência.

A notícia é bastante preocupante! Ainda mais considerando que o Tribunal de Justiça do Piauí tem as custas processuais mais caras do país. O maior valor cobrado para se ajuizar uma ação no país, segundo pesquisa do Portal Migalhas[1], especialista em notícias jurídicas.

A dificuldade de acesso à justiça[2] e a baixa qualidade na prestação de serviço do judiciário estadual piauiense, diagnosticadas na publicação do CNJ trazem repercussões a todos os órgãos e atores que compõem o sistema de Justiça do Piauí, a própria Magistratura (Juízes e Juízas), Desembargadores, serventuários da Justiça, porque se vêm mais cobrados pelos órgãos de controle e pelo descrédito da própria sociedade.

O Ministério Público e especialmente a Advocacia também são afetados diante da constatação do CNJ, vez que necessitam de um Judiciário eficiente, moderno e acessível para a realização de suas atribuições profissionais e de seu múnus.

Especialmente afeta a sociedade, cidadãos, cidadãs e empresas que têm o seu direito constitucional de acesso à Justiça negado ou suprimido, com uma prestação de serviço jurisdicional cara, morosa e ineficiente.

Não pode haver desenvolvimento econômico e social sem segurança jurídica, sem prestação de serviço jurisdicional eficiente, que responda as incertezas e aflições da sociedade, que garanta minimamente justiça, dignidade humana, e o cumprimento de obrigações e contratos.

Nesse momento, diante dos fatos apontados pelo CNJ, acredito que mais uma vez, cabe a OAB o protagonismo na interface entre a sociedade e o Poder Judiciário na Administração da Justiça, não apenas com reações críticas, mas com diálogo, proposições e busca por um serviço de justiça mais transparente, célere, paritário, informatizado e proativo.

 

[1] https://migalhas.uol.com.br/quentes/319236/14-estados-aumentam-custas-judiciais-em-2020

[2] Direito fundamental previsto no inciso XXXV do Artigo 5º da Constituição Federal de 1988

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

15-01-2022 :: Furto de cabos de energia prejudica fornecimento de água em Picos; veja bairros

11-01-2022 :: Sesapi envia 185 mil doses de vacina contra covid para municípios do interior

20-12-2021 :: Assistência Social de Itainópolis promove encerramento das atividades deste ano do SCFV

27-07-2021 :: Em Picos, pessoas com 45 anos ou mais serão vacinadas contra a Covid-19 nesta quarta-feira (28)

17-07-2021 :: Prefeitura de Itainópolis-PI e Secretaria Estadual de Turismo assinam termo de cooperação para execução de obras de pavimentação

05-06-2021 :: Prefeitura de Itainópolis investe em melhoria da iluminação pública em diversos pontos da cidade

05-06-2021 :: Prefeito de Itainópolis participa de reunião com a juíza titular da Comarca de Itainópolis

13-01-2021 :: Piauienses contra a COVID-19: a arma agora é o Jaborandi

01-12-2020 :: Prêmio CNJ Qualidade 2020: a fotografia do Poder Judiciário do Piauí

18-11-2020 :: Consumo frequente de álcool cresce no Brasil, especialmente entre as mulheres

04-10-2020 :: Chico de Júlio, o Chico Atalaia de Riachão

17-09-2020 :: O ANJO DA GUARDA DO CAMPUS DE PICOS

15-08-2020 :: Campanha doe vida em vida O Rotary Club de Picos lança campanha para doaçao de sangue

11-08-2020 :: Putin anuncia que Rússia é o 1º país a registrar vacina contra o novo coronavírus; não foram publicados estudos sobre testes

06-08-2020 :: CHICS - Livro destinado aos Gestores Públicos, Empresários, Profissionais, Professores, Pesquisadores

[ Todas desta coluna ]

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.