Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 144

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 145

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 146

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 147

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 148
Jornal de Picos :: Notícias de Picos e macrorregião
Página Inicial

Siga-nos:

23.1.2021

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Geral

Posse: Niède Guidon é a 11ª mulher na APL e relembra história no Parque Serra da Capivara

Cidade Verde 

28/11/2020

A arqueóloga Niède Guidon, 87 anos, é a nova imortal da Academia Piauiense de Letras. Pela primeira vez, em 102 anos, a APL deu posse a um novo membro através de solenidade virtual  e  partir desta sexta-feira (27), a pioneira nas pesquisas arqueológicas no Piauí passa a ocupar a cadeira 24 da instituição, que ficou vaga depois do falecimento do desembargador Paulo Freitas. 

Niède desenvolve importantes pesquisas e trabalhos científicos, de desenvolvimento social e econômico na região de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina) desde 1970. Suas descobertas revolucionárias na área da arqueologia resultaram na criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, que possui a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América. Pelo seu valor histórico e cultural, o parque foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Niéde também criou o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza.

Em discurso de posse, Niède rememorou sua trajetória e destacou a importância do Parque Nacional Serra da Capivara. A pesquisadora também agradeceu aos colaboradores e pesquisadores que lhe acompanham desde o início de seus trabalhos no Piauí. Ela destacou a missão arqueológica Franco- Brasileira, que neste ano completa 50 anos, e a criação do Museu Natureza.  

"Em 1973 voltei para São Raimundo Nonato com  alunos meus e ficamos impressionados com a quantidade de sítios. Em 1975 fiz uma nova missão com os alunos. Em 1978 biólogos,  arqueólogos, paleontólogos,  fizemos a missão Franco -brasileira, missão reconhecida pelo governo francês e financiada pelo governo francês.  Em 1979 conseguimos que fosse criado o Parque Nacional Serra da Capivara", disse Niède que ainda convidou os membros da Academia a visitarem o Parque o museu do Homem Americano e o Museu da Natureza. 

O presidente da APL, Zózimo Tavares, destacou que Niède revolucionou a arqueologia e lembrou que a posse estava marcada inicialmente para março. Os membros da Academia iriam até São Raimundo Nonato, mas a pandemia do coronavírus impediu o planejamento inicial. 

"É uma revolução, pela primeira vez nos 102 anos de história a APL empossa um dos seus membros através do formato digital", ressaltou. 

11ª mulher 

Niède é a 11ª mulher a ser empossada como membro da Academia Piauiense de Letras. Nelson Nery Costa ressaltou no discurso de recepção de Guidon que o número de mulheres "é vergonhoso".

Nelson também relembrou a trajetória de Niède e defendeu que mais "mulheres, mamelucos e LGBTs" ocupem as cadeiras da instituição e a torne mais representativa. 

Foto:Yala Sena

"As  mulheres que ingressaram não foram por dádiva ao seu gênero ,mas por seu trabalho realizado", disse.  

Além dos membros da APL, a solenidade foi prestigiada por autoridades como a deputada federal Margarete Coelho, desembargador Oton Mario Lustosa, o ex deputado federal Paes Landim e a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro.

Izabella Pimentel
izabella@cidadeverde.com

 

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

22-01-2021 :: Governadores acertam cota extra de 300 mil doses de vacinas para o Amazonas

21-01-2021 :: Não há previsão do HU receber novos pacientes de Manaus

21-01-2021 :: Emprego cresce na indústria em um movimento atípico para dezembro

21-01-2021 :: Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta

20-01-2021 :: Papa Francisco dedica oração aos afetados pela covid-19 em Manaus

19-01-2021 :: Governador faz reunião emergencial com COE sobre aumento de ocupação de leitos

19-01-2021 :: É falso que Ministério da Saúde pré-cadastre para vacinação contra Covid-19 por telefone ou SMS

17-01-2021 :: Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra covid

16-01-2021 :: 'É um turbilhão de emoções' afirma piauiense que foi vacinado nos EUA

16-01-2021 :: Governador articula doses da vacina Sputnik V para uso emergencial no Piauí

15-01-2021 :: Nove pacientes de Manaus chegam a Teresina; dois vão direto para UTI

15-01-2021 :: Whindersson Nunes mobiliza famosos para mandar oxigênio para Manaus

15-01-2021 :: Ministério muda logística e nove pacientes com Covid virão de Manaus para Teresina

15-01-2021 :: Avião que vai buscar vacinas na Índia decola hoje do Recife

13-01-2021 :: Modelo de Gilbués é desclassificada do concurso Miss Continente Piauí por descumprir regra; coordenação explica o motivo

[ Todas desta coluna ]

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.