Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 144

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 145

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 146

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 147

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/noticia_detalhe.php on line 148
Jornal de Picos :: Notícias de Picos e macrorregião
Página Inicial

Siga-nos:

02.3.2021

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Política

Desinformação pode levar a cassação de candidatos, diz procurador eleitoral

Cidade Verde 

12/10/2020

O procurador Regional Eleitoral do Piauí, Leonardo Carvalho Cavalcante de Oliveira alertou que as informações falsas - consideradas desinformação ou fake-news - podem levar a cassação de candidatos. 

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já advertiu para o problema e lançou este ano a campanha #EuVotoSemFake para conscientização do eleito.

Leonardo Cavalcante destacou ainda que o impulsionamento de conteúdos e o disparo em massa  de forma ilegal também pode levar a perda do mandato.  

"Se houver algum abuso na difusão de conteúdo desinformativo, que o TSE tratou o tema como fake-news, como desinformação, poderão ser tomadas algumas medidas que podem resultar na cassação do diploma, cassação do beneficiado. Quem fizer impulsionamento de conteúdo  que não seja pela modalidade permitida ou disparo em massa, a própria legislação criminal, eleitoral, tipifica, criminaliza, condutas como calúnia, difamação, injúria eleitoral, a difusão de informações inverídicas", disse o procurador.
No combate as fake-news, o procurador lembrou que o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, firmou parceria com multinacionais responsáveis pelo Instagram, Facebook e Whatsapp com o objetivo de evitar à desinformação. 

O procurador ressaltou que devido a pandemia, o processo eleitoral está sendo atípico e é preciso evitar aglomerações e adotar medidas para evitar a Covid-19. 

Ação com os promotores

Leonardo Cavalcante disse ainda que já ocorreu uma reunião com os promotores eleitorais para traçarem estratégias no  combater aos abusos na campanha.

"Fizemos reunião em agosto tanto para tratar sobre a propaganda eleitoral, mas também outros temas importantes para evitar o abuso do poder econômico nas eleições, compra de votos, abuso do poder político e outras situações que são reprimidos pela justiça eleitoral". 

Leonardo Cavalcante lembrou que a procuradora de Justiça, Carmelina Moura criou um grupo de apoio para auxiliar os promotores eleitorais e evitar ilícitos graves sejam praticados durante as eleições 2020. 

Foto: TRE/PI

Voto consciente

São várias medidas adotadas para a campanha limpa, no entanto, o procurador adverte que o mais importante e a consciência do eleitor de escolher o candidato de forma livre.

"O eleitor deve buscar se as informações são de fato verdadeiras, verídicos, e existem vários meios de checagem, o próprio Google, pode checar se é verdadeira ou não verdadeira. É importante a conscientização e a maturidade do eleitor".

Como o eleitor pode ajudar

O procurador ressaltou que o TRE do Piauí disponibiliza o pardal, um canal para o eleitor fazer denúncias sobre abusos em seus municípios.

A página do MPF disponibiliza também um canal para representações de denúncias.

O procurador informou ainda que existem representações contra  candidatos por propaganda eleitoral extemporânea e abuso de poder econômico. 

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

27-02-2021 :: Deputados decidem restringir circulação e voltar ao home office

26-02-2021 :: Seis projetos de lei são aprovados pelos vereadores de Picos

26-02-2021 :: Chaguinha e Aldo Gil visitam postos de saúde de Picos

24-02-2021 :: Após novo decreto, senador Ciro Nogueira volta a criticar o governo de Wellington Dias

19-02-2021 :: Definidos líderes de bancada da Câmara de Picos

12-02-2021 :: Presidente da Câmara de Picos faz avaliação positiva da primeira sessão do ano

12-02-2021 :: Filomeno Portela e Hugo Victor assumem liderança do governo e da oposição respectivamente na Câmara Municipal de Picos

10-02-2021 :: Chaguinha fala das expectativas para o Ano Legislativo de 2021

06-02-2021 :: 'Lula me pediu para colocar o bloco na rua', afirma Haddad

04-02-2021 :: Câmara de Picos realiza sessão solene de abertura do ano legislativo 2021

03-02-2021 :: Cerimônia de abertura do ano legislativo picoense acontece nesta quinta-feira

01-02-2021 :: Em mensagem, Wellington Dias critica governo federal e fala em retomada econômica

18-01-2021 :: Câmara Municipal de Picos retorna sessões ordinárias em fevereiro

16-01-2021 :: O PTB foi bastante contemplado na gestão do Prefeito Gil Paraibano, diz deputado Nerinho

15-01-2021 :: Primeiro suplente Maté toma posse como vereador na Câmara Municipal de Picos

[ Todas desta coluna ]

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.