Página Inicial

Siga-nos:

17.6.2019

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Geral

DESCASO

Galeria rompe e causa destruição no bairro Paroquial

Moradores do bairro Paroquial culpam a administração do prefeito de Picos, Padre Walmir, pelos prejuízos

Por José Maria Barros  

05/12/2018

Foto: José Maria Barros

clique para ver a foto em tamanho real

Moradores temem novos deslizamentos.

As fortes chuvas que caíram em Picos nesta terça-feira, 4 de dezembro, deixaram um rastro de destruição em vários pontos da cidade. Os mais atingidos foram os moradores de áreas de riscos, como no bairro Paroquial, que culparam a administração municipal pela falta de uma política de prevenção a desastres naturais.

 

VEJA AS FOTOS!!!

 

Desde maio deste ano que os do bairro Paroquial cobram do prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), a recuperação da galeria que fica situada no alto do morro, por onde escoam as águas oriundas da parte de cima. Porém, o serviço começou há cerca de doze dias e era feito a passos lentos.

           

Segundo os moradores, com as primeiras chuvas desse ano a galeria começou a ceder e, na madrugada desta terça-feira, 4, desabou cerca de 20 metros, provocando o deslizamento de terra e a inundação de várias casas.

           

Uma das casas mais atingidas pelo deslizamento de terra foi a do morador Manoel Patriota, que fica situada na rua Bahia III, próximo ao local onde a galeria se rompeu. A residência foi invadida por água e lama e corre sérios riscos caso a Prefeitura de Picos não tome as providências imediatamente e recupere a parte da galeria que quebrou.

           

O jovem Genilson, cuja família reside há mais de três décadas no bairro Paroquial, disse que faz dez anos que os moradores cobram da gestão municipal a reforma da galeria que fica na parte alta, na rua Bahia III. No entanto, segundo ele, essa reivindicação nunca foi atendida, e todo ano a comunidade sofre as consequências com a chegada das chuvas.

           

“Todo período de inverno, de chuvas intensas, as famílias das ruas Bahia I, II e III são prejudicadas em razão da precariedade da galeria, porque, na realidade, a administração pública nunca ouviu as nossas reivindicações, os nossos pedidos. Sabemos que período de inverno não é o momento adequado para construção e eles resolveram mexer naquilo que já estava complicado e, com a chuva terminou foi arrebentando a galeria provocando esse caos” – denunciou Genilson.

           

Até mesmo a parte baixa do bairro Paroquial foi atingida pelo rompimento de parte da galeria responsável pelo escoamento das águas pluviais. No cruzamento das ruas Piauí e João XIII a lama toma toda a extensão da via, dificultando a passagem de pedestres e veículos.

 

Riscos de desabamento

 

Várias casas do bairro Paroquial foram atingidas pela enxurrada que desceu do alto do morro com o rompimento de parte da galeria. Muitas pessoas passaram a madrugada carregando os móveis para o lado de fora e tirando a lama de dentro de casa. Devido à situação da galeria a comunidade está temerosa, pois o risco de desabamento de algumas residências é visível.

           

Até o início da tarde desta terça-feira, 4, quando a reportagem esteve no bairro Paroquial, a Prefeitura de Picos ainda não tinha tomado nenhuma providência. Nem mesmo a recuperação de parte da galeria que se rompeu havia começado.

 

Para piorar a situação, a Prefeitura de Picos está sem Coordenador Municipal da Defesa Civil desde o dia 10 de outubro, data em que o prefeito Padre Walmir exonerou Oliveiro Luz e não nomeou nenhum substituto para o cargo.

 

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

17-06-2019 :: “No Piauí, 80% do crédito rural é financiado pelo BNB, afirma Romildo Rolim

17-06-2019 :: A Receita Federal do Brasil deposita hoje primeiro lote de restituição de 2019

17-06-2019 :: Governo Federal Estuda ampliação da Operação Carro-Pipa

17-06-2019 :: Mais de 10 mil piauienses podem perder o PIS/Pasep se não sacarem o dinheiro

14-06-2019 :: Secretaria do Desenvolvimento Econômico debate políticas públicas para pequenos empresários no Piauí

14-06-2019 :: CARDIO-ALIANÇA acrescenta qualidade na avaliação da doença coronária obstrutiva

14-06-2019 :: Osvando Barros se apresentará no Cidade Junina em Teresina

13-06-2019 :: Abertura do I Seminário de Residência Pedagógica (SERP) da UFPI

13-06-2019 :: Laboratório Maria da Penha tem sua aula inaugural na Assembleia Legislativa

11-06-2019 :: Governador defende Lei de Abuso de Autoridade após conversas de Moro

07-06-2019 :: Ministro da Infraestrutura visita obra do contorno rodoviário na BR-343 e assina ordem para construção de ponte

07-06-2019 :: Secretaria investiga 40 casos suspeitos de malária no interior do PI

07-06-2019 :: INSS recebe 500 solicitações de benefícios por dia no Piauí

06-06-2019 :: Elmano Férrer destaca importância da MP 871 e do Ambulatório do Trabalhador

05-06-2019 :: Limma admite que governo pode pedir novos empréstimos para retomar investimentos

[ Todas desta coluna ]

lamep - lamep Alencauto - alencauto breno - breno marquês frios - marquês frios

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.