Página Inicial

Siga-nos:

20.8.2018

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Municípios

MASSAPÊ DO PIAUÍ

TCE julga denúncia de nepotismo contra prefeito Chico Carvalho

O gestor é acusado de nomear parentes para cargos públicos e prática de improbidade administrativa

Gabriel Soares/Viagora  

24/04/2018

Foto: Danilo Bezerra

clique para ver a foto em tamanho real

Gestor é acusado de contratar parentes.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) julga, nesta terça-feira (24), uma representação contra o prefeito de Massapê do Piauí, Chico Carvalho (PP), pelas acusações de nepotismo e improbidade administrativa. O relator do processo é o conselheiro Luciano Nunes.

 

Entre as irregularidades encontradas estão a manutenção de funcionários não aprovados em concurso público na Prefeitura, a nomeação de familiares em cargos comissionados e irregularidades na administração púbica, tais como o fechamento de postos de saúde e o transporte defasado de alunos da rede municipal de educação.

 

Nepotismo

 

Conforme a denúncia, o prefeito nomeou dois parentes para cargos públicos: o primo Ancivaldo de Carvalho Costa para a Secretaria Municipal de Agricultura, e o sobrinho Reinaldo de Carvalho Costa para a Secretaria Municipal de Fazenda.

 

Fora isso, houve ainda a nomeação de Lucileide de Carvalho Veloso Costa para o cargo de secretária Municipal de Gestão e Planejamento. De acordo com o denunciante, ela é esposa do vereador Rivaldo de Carvalho Costa, sobrinho do prefeito Chico Carvalho. Fora isso, Francisco Ciriaco de Lima foi nomeado como assessor de relações institucionais, mas receberia salário sem prestar serviços para a Prefeitura.

 

Improbidade Administrativa

 

O prefeito ainda é acusado de manter funcionários que não foram aprovados em concurso público na prefeitura. O denunciante também citou o fechamento de postos de saúde na zona rural de Massapê, e o transporte de alunos do município em carros ‘pau de arara’. Por fim, foi denunciado ainda o descaso com máquinas e tratores, quebradas e parados em uma garagem alugada pelo Governo municipal.

 

Defesa

 

O Prefeito alega que não possui qualquer relação de parentesco com a Lucileide Costa, e que não existe qualquer ajuste recíproco entre os poderes (Executivo e Legislativo) do município. Em relação ao assessor de relações institucionais, a denúncia não apresenta uma prova do fato alegado, por isso não merece ser acolhida, segundo o gestor.

 

O gestor também defende que a manutenção dos funcionários não concursados ocorreu em função da necessidade dos profissionais exercendo essas funções no município. Ele também informou ainda que já está providenciando concurso público.

 

A defesa também alega falta de provas sobre o fechamento de postos de saúde, citando que os postos funcionam normalmente e apenas o posto Abóbora foi fechado para reformas. Em relação ao transporte escolar, a prefeitura afirmou que possui sete ônibus escolares. Porém, alguns locais têm acesso dificultado, mas a prefeitura diz que “não tem medido esforços” para que os outros veículos possuam um padrão mínimo de segurança. Por fim, a defesa alega que as máquinas e tratores foram recebidas em péssimo estado de conservação, mas o conserto já foi providenciado.

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

17-08-2018 :: Prefeito de Bocaina continua extrapolando gastos com pessoal

15-08-2018 :: Prefeita de Santana do Piauí garante que pagará diferença salarial a professor

14-08-2018 :: TCE bloqueia FPM de São José do Piauí

11-08-2018 :: Juíza condena Prefeitura de Santana do Piauí pagar 11 mil a professor

03-08-2018 :: Morre aos 65 anos ex-prefeito de Bocaina Nivardo Silvino

01-08-2018 :: Aeamp comemora um ano de fundação

31-07-2018 :: MP pede irregularidade das contas de ex-presidente da APPM

31-07-2018 :: Prefeito de Bocaina vai gastar R$ 523 mil em material de construção e elétrico

31-07-2018 :: Picoense radicado em Alagoinha do Piauí morre aos 54 anos

30-07-2018 :: Prefeita vai gastar R$ 109 com material de higiene e limpeza

30-07-2018 :: TCE julga quinta-feira regularidade de decretos do prefeito de Geminiano

29-07-2018 :: Ex-prefeito Carlão explica citação de seu nome em lista do TCU

29-07-2018 :: Padre Gregório assume a Paróquia de Pio IX

26-07-2018 :: Prefeito Zenon Bezerra gasta 120 mil reais em festa de emancipação

24-07-2018 :: MP estipula prazo de dez dias para prefeito de Bocaina atender recomendações

[ Todas desta coluna ]

marquês frios - marquês frios edilson constutora  - edilson constutora dr.bezerrinha - dr.bezerrinha edilson madereira - edilson madereira Colégio Machado de Assis  - Machado de Assis Clínica Picoense  - Clínicas picoensw aaaa chaguinha - aaaa chaguinha Prefeitura Municipal de Picos - Prefeitura Municipal de Picos - Site Oficial

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.