Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/coluna_detalhe.php on line 139

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/coluna_detalhe.php on line 140

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/coluna_detalhe.php on line 141

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/coluna_detalhe.php on line 142

Warning: mysql_result() [function.mysql-result]: Unable to jump to row 0 on MySQL result index 12 in /home/storage/a/dc/17/jornaldepicos/public_html/coluna_detalhe.php on line 143
Jornal de Picos :: Notícias de Picos e macrorregião
Página Inicial

Siga-nos:

23.1.2021

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Estadual

Após lei pioneira, Sesapi incluirá pessoa com deficiência na vacinação contra Covid-19

Cidade Verde 

23/01/2021

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) criou um grupo de trabalho para colocar em prática a lei estadual proposta pelo deputado Franzé Silva (PT) que incluiu na lista prioritária da vacinação a pessoa como deficiência. É uma lei pioneira que foi sancionada pelo governador Wellington Dias (PT). 

Pela portaria do Ministério da Saúde, somente as pessoas com deficiência acima de 18 anos que estão em abrigo poderão ser imunizadas.  No primeiro lote, estão sendo vacinadas os profissionais de saúde da linha de frente e os idosos em abrigo. A ideia é inclui a imunização da pessoa com deficiência nos próximos lotes que chegarão ao estado.

Ontem (22), houve uma reunião na Sesapi para definir ações para efetivar a nova lei. Participaram o secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo Cardoso, os deputados Franzé Silva, Rejane Dias e representantes do Ministério Público do Estado, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Conselho Estadual de Inclusão Social. O grupo de trabalho será composto pelas mesmas instituições que participaram da reunião. 

A promotora Flávia Gomes Cordeiro, do Centro de Defesa da Cidadania, participou da reunião e destacou que a lei é inovadora  e prioriza as pessoas com deficiência. 

A lei beneficia mais de 800 mil pessoas no estado. Como não tem vacinas para todos, a proposta é fechar um calendário priorizando grupos de pessoas com deficiência para serem vacinadas de acordo com a chegada da vacina no Piauí. 

“Vamos trabalhar para a inclusão das fases de imunização para que a gente não tenha toda a concentração desse público na última fase. É preciso reconhecer a necessidade de trazer para as fases parte gradativa desse público que necessita do apoio do estado e de um olhar mais atento na forma de lei estadual que foi aprovada no estado do Piauí proposta pelo deputado Franzé Silva”, disse.

A deputada federal, Rejane Dias (PT), disse que é um passo importante a formação do grupo de trabalho para definir um cronograma de vacinação de acordo com os casos vulneráveis e graves. 

Franzé Silva afirmou que o ato do ministro Eduardo Pazuello descumpre a Constituição Federal ao deixar de fora as pessoas com deficiência.

Outros estados querem seguir o Piauí 

O deputado disse que tem recebido pedidos de vários parlamentares de fora para enviar o texto base da lei para ser implantado em seus estados.   

“É uma lei estadual, que coloca o Piauí na vanguarda. Único estado que apresentou uma lei que dar prioridade no calendário de vacinação as pessoas com deficiência. O objetivo é encontrar uma forma adequada que atenda as pessoas com deficiência sem penalizar outros grupos de risco”, disse Franzé.

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

23-01-2021 :: Após lei pioneira, Sesapi incluirá pessoa com deficiência na vacinação contra Covid-19

23-01-2021 :: Hospital Universitário confirma que receberá 15 novos pacientes de Manaus

22-01-2021 :: Após alta por Covid, cinco pacientes retornam para Manaus nesta sexta

20-01-2021 :: Ministério Público vai investigar ‘furões’ de fila da vacina contra Covid-19 no Piauí

20-01-2021 :: Trabalhadores do Lacen fazem protesto e pedem vacina contra Covid

19-01-2021 :: Governador proíbe festas de carnaval para evitar colapso na rede de Saúde

19-01-2021 :: Sesapi divulga quantidade de vacinas enviadas a cada município; veja tabela

19-01-2021 :: “Até abril, queremos vacinar 700 mil pessoas no Piauí”, afirma governador

18-01-2021 :: Avião da FAB com 61.160 doses da Coronavac desembarca em Teresina

18-01-2021 :: Enfermeira e uma técnica de enfermagem HGV e Natan Portela serão os primeiros a receber vacina

18-01-2021 :: Piauí recebe 61 mil doses da vacina; veja a quantidade para cada estado

18-01-2021 :: Piauí é um dos primeiros a receber vacina; governadores se reúnem com Pazuello

16-01-2021 :: Piauí inicia distribuição de 200 mil seringas, agulhas e EPIs para vacinação contra a Covid

16-01-2021 :: Equatorial Piauí divulga Plano Operacional para garantir o fornecimento de energia nos locais de provas do Enem 2020

16-01-2021 :: Ministério Público aciona justiça para barrar prévias de Carnaval em Teresina

[ Todas desta coluna ]

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.