Página Inicial

Siga-nos:

21.3.2019

Opinião

"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "


De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h

[ Veja mais ]

Você está lendo a coluna: Social

Saúde

HIV pode ter cura e médicos garantem que três pessoas já foram curadas

.

18/03/2019

ccom

clique para ver a foto em tamanho real

saúde

A ciência luta há anos para encontrar a cura para o vírus HIV, responsável por milhares de mortes em todo o mundo. Mas parece que os pesquisadores estão vencendo esta batalha e a cura pode ser, enfim, uma realidade para a população acometida pela infecção. A primeira cura foi, anos atrás, foi recebida com alegria pela comunidade científica. Recentemente, foi anunciado que uma segunda pessoa conseguiu se curar do problema. Poucos dias depois, o mundo recebe a notícia de que uma terceira pessoa também foi curada.

O terceiro anuncio veio durante a Conferência Sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, em Seattle, nos Estados Unidos. O chamado “paciente de Düsselforf”, foi submetido ao mesmo tipo de transplante de medula óssea pelo qual passaram os outros dois pacientes que também teriam sido curados.

A  pesquisadora Annemarie Wensing, da Universidade de Medicina Central de Utrecht (Holanda), em entrevista concedida à New Scientist, contou que o paciente alemão ficou três meses sem tomar os medicamentos antivirais e as biópsias coletadas do intestino e dos gânglios linfáticos dele não apresentaram sinal da presença do microrganismo.

A pesquisa para a cura do HIV ainda está em andamento. Após 12 anos após o anúncio dos resultados da cura do primeiro paciente, ainda não é possível ter certeza da eficacia da cura, e nem saber como será a recuperação do terceiro. O vírus pode estar simplesmente “adormecido”.

O vírus HIV entra nas células, se esconde e impede que o sistema imunológico o encontre, dificultando o tratamento. Por isso o tratamento com antirretrovirais tornou-se o mais eficiente nas últimas décadas, com menos efeitos colaterais. Ainda assim ele não consegue eliminar a doença .

A comunidade científica precisa de mais resultados, já que outras duas pessoas que também fizeram o transplante de medula óssea ainda estão tomando medicação antivirais. Um futuro número crescente de casos de sucesso contra o HIV pode abrir espaço para que cientistas digam com confiança que a cura foi encontrada.

Ascom

 

.:: ComentarCorrigirEnviar por e-mailImprimir ::.

Comentários desta matéria:

Não há comentários para a matéria no momento.

Outras desta mesma coluna:

18-03-2019 :: HIV pode ter cura e médicos garantem que três pessoas já foram curadas

14-03-2019 :: Expedição Safra discute tendências do agronegócio globalizado na região do Matopiba

28-02-2019 :: Confira o resultado do último sorteio (24/02) do Prêmio Facim de Picos

18-02-2019 :: Confira o resultado do sorteio do Facim de Picos – 17/02/2019

16-07-2018 :: Chaguinha reivindica praça para Bairro DNER

07-06-2018 :: Piauí Shopping Center será inaugurado hoje

06-06-2018 :: Piauí Shopping Center recebe visita de representantes do Senac Picos

11-04-2018 :: Reunião discutirá parceria entre Piauí Shopping Center e Coocavepi

24-02-2018 :: Encontro reforça compromisso com lojistas no Piauí Shopping

20-02-2018 :: Lojistas do Piauí Shopping Center participarão de bate papo com Araujinho.

09-01-2018 :: Acreditando em potencial empreendedor empresária aposta em loja no Piauí Shopping Center

06-12-2017 :: Empresário Pascoal Joaquim da Silva completa 90 anos

23-11-2017 :: Empreendedora afirma que Piauí Shopping supera todas as expectativas

16-10-2017 :: Piauí Shopping entrega brinquedos para crianças

24-06-2017 :: Família de Guilherme Araujo Batista e Silva, parabeniza-o por conquista alcançada

[ Todas desta coluna ]

edilson constutora  - edilson constutora lamep - lamep Clínica Picoense  - Clínicas picoensw marquês frios - marquês frios Colégio Machado de Assis  - Machado de Assis edilson madereira - edilson madereira breno - breno Prefeitura Municipal de Picos - Prefeitura Municipal de Picos - Site Oficial

© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.