22.4.2021
"Uma cidade que gera um jogador fantástico como o GRANDE LEONARDO só pode ser uma cidade muito especial! OBRIGADO POR TUDO, PICOS! PERNAMBUCO JAMAIS ESQUECERÁ O FILHO DE VOCÊS! LEONARDO MARCOU ÉPOCA NO BRASIL INTEIRO! "
—
De: Sergio Silva em Recife, 04/03/2016 11:30:14h
[ Veja mais ]
Você está lendo a coluna: Geral
Redação
22/04/2021
O Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI), assim como todos os CRFs do país e Conselho Federal, realizam campanhas contínuas e frequentes contra o uso irracional de medicamentos, salientando os riscos das automedicação e em tempos de enfrentamento à pandemia, esses órgãos de saúde reforçaram o alerta à população para que não busque medicamentos preventivos ou de tratamento da Covid-19 sem a prescrição de um profissional da área.
O presidente do CRF-PI, Luiz Júnior, alerta que qualquer medicamento usado no tratamento ou prevenção da doença só deve ser utilizado quando prescrito por um profissional habilitado, caso contrário, corre-se mais risco do que a possibilidade de obter benefícios. "Os tratamentos padronizados, aceitos pela Anvisa e autorizados pelo Ministério da Saúde, passam por critérios rigorosos para aprovação, então somente após a autorização deles e recomendação médica, devem ser adotados. Não há como arriscar e se automedicar, ocasionando perigos à própria saúde", afirma.
Luiz explica que muitas pessoas estão se antecipando e correndo às farmácias atrás de medicamentos para prevenir o desenvolvimento dos sintomas, mas que esses protocolos podem trazer efeitos colaterais perigosos. "Os efeitos colaterais passam por cardiopatia, insuficiência renal, cegueira e segue uma lista extensa que podem causar graves danos à saúde. As pessoas não devem de maneira alguma se automedicarem, muitas vezes porque leram na internet ou nas redes sociais. Esses medicamentos não são de uso contínuo e muitas pessoas estão repetindo as doses com uma frequência curta", alerta.
"O tratamento realizado é das complicações que a infecção pode causar, caso a caso, principalmente em pessoas que precisam de cuidado hospitalar", esclarece Júnior.
Segundo o farmacêutico, a automedicação incorreta pode acarretar na evolução da doença que o paciente possa ter, mascarar os sintomas, prejudicando um diagnóstico precoce, além dos perigos causados pelos efeitos colaterais da medicação. "Não existe tratamento medicamentoso precoce contra a covid-19. Remédios como azitromicina, ivermectina, cloroquina não têm nenhuma evidência científica de benefício na prevenção contra covid-19 e ainda podem ter efeitos tóxicos indesejáveis, alguns potencialmente perigosos, e dessa forma, o melhor a fazer é buscar orientação do farmacêutico quando for à farmácia", revela.
"Acreditando no tratamento preventivo, as pessoas poderão demorar mais para procurar hospital, atrasando o diagnóstico e provocando complicações mais graves, além de negligenciar outros cuidados preventivos por confiarem que estejam protegidas pelos medicamentos", diz o farmacêutico.
Júnior destaca ainda, que a melhor forma de proteção contra a Covid-19, além das medidas preventivas já recomendadas, como higienização frequente das mãos e o distanciamento ou isolamento social, é preservar a imunidade, não se expondo a situações que baixem a capacidade do corpo de se autoimunizar, como o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas . "A imunidade está relacionada a uma prática de vida saudável e precisamos preservá-la com boa alimentação, prática de atividades físicas, evitar desidratação com ingestão frequente de água, tentar evitar o estresse, assim como, não ingerir fármacos sem necessidade e sem orientação profissional", enfatiza Luiz.
Da Redação
redacao@cidadeverde.com
.:: Comentar — Corrigir — Enviar por e-mail — Imprimir ::.
Não há comentários para a matéria no momento.
22-04-2021 :: Automedicação deve ser descartada na prevenção da Covid-19, diz CRF
22-04-2021 :: Vacina Covaxin tem eficácia de 100% contra casos graves em estudo na Índia
21-04-2021 :: Serasa promove ação para consumidor quitar dívidas com parcelas a partir de R$ 9,90
21-04-2021 :: Piauí e mais três estados vão ao STF pedir para importar a vacina Sputnik
21-04-2021 :: Anvisa aprova armazenamento de vacina da Pfizer em temperaturas mais altas
21-04-2021 :: Covid: pesquisadores veem Brasil como 'celeiro' de novas variantes
21-04-2021 :: Sem aprovação, Brasil corre o risco de perder lotes da Sputinik, alerta governador
19-04-2021 :: Elmano Férrer é homenageado com ordem do mérito do militar em solenidade com presidente Bolsonaro
19-04-2021 :: Testemunhas de Jeová planejam lançar Bíblias em 36 idiomas em 2021
19-04-2021 :: CPI quer começar por Pazuello, vacinas, dados do TCU e remédios sem eficácia
19-04-2021 :: Butantan recebe insumos da China para a produção de 5 milhões de vacinas
17-04-2021 :: Dupla-Sena da Páscoa sorteia prêmio de R$ 30 milhões neste sábado
17-04-2021 :: Médico piauiense morre em grave acidente de carro em Pernambuco
17-04-2021 :: Bolsonaro diz que será submetido a nova cirurgia de correção de hérnia
17-04-2021 :: Covid: médica explica importância da 2ª dose e efeitos colaterais da vacina
© 2009 - Jornal de Picos - Todos os direitos reservados - E-mail: contato@jornaldepicos.com.br
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.